Efeito de rede (network effect): Efeito de rede é um termo utilizado quando alguma coisa se torna mais valioso conforme mais pessoas começam a utilizar. Ex: O Bitcoin, o YouTube, Facebook, entre outros se tornaram mais valiosos a medida que ganharam mais adeptos.
Endereço Vanity: Endereço Bitcoin personalizado, pode ser criado utilizando o Vanitygen. Também é possível criar endereços personalizados para as altcoins, sendo que para todas é exigido um poder computacional.
ERC20: É um Token padrão desenvolvida na rede Ethereum, é muito utilizado na maioria das ICO’s.
Escrow: Este termo é utilizado quando uma pessoa mantem seus Bitcoins em posse de terceiros, com o intuito de protege-los durante uma operação. Dessa forma será necessário a assinatura de 2 pessoas para a transação ser completada, semelhante a uma carteira multi-assinatura 2-3.
ETF: ETF (Exchange Traded Funds) é um fundo negociado como ações na bolsa, tendo como objetivo replicar o desempenho de índices como o Ibovesba ou commodities, petróleo e outros.
Ethereum (ETH): Plataforma desenvolvida para ser um blockchain editável, capaz de produzir contratos inteligentes. A Ethereum é muito usada para criar ICO’s.
Ethereum Classic: O Ethereum Classic é considerado por muitos como o verdadeiro Ethereum, pois é o ETH sem modificações no seu Blockchain. Em 2016, no mês de julho, foi feito um rollback na blockchain da rede Ethereum e isso apagou todos o dados de transações da rede, que por fim ficou apenas na rede da Ethereum Classic.
Ether: Criptomoeda principal da rede Ethereum.
Exchange: Plataforma desenvolvida para pessoas comprar, vender e trocar criptmoedas e eokens como o Bitcoin, Litecoin, Ethereum, BitTorrent, entre outras.
Glossário das Criptomoedas – Letra E
Leia também: Glossário de Criptomoedas letra – F