Vivemos em tempos de transformação digital, isto é fato! O Bitcoin, uma das primeiras criptomoedas, surgiu em 2009 e foi uma proposta tão inovadora que revolucionou o mundo financeiro.
Atualmente, já existem inúmeras criptomoedas que são até mais vantajosas que os Bitcoins. Porém, para aproveitar as oportunidades desta nova classe de ativos, é necessário compreender o mercado.
Por isso, acompanhe o artigo e entenda tudo sobre o assunto!
Mercado de Criptomoedas
O mercado de criptomoedas é recente, assim como a modernização do mercado financeiro, com fintechs e banking as a service.
Neste mercado, todos os participantes da rede são verificadores e regularizadores do sistema. Portanto, acompanham as movimentações do mercado e asseguram a legitimidade das transações.
Para investir no ativo, é possível comprar cotas de fundos de criptomoedas ou negociá-las diretamente com corretoras especializadas.
O que são criptomoedas?
As criptomoedas representam uma nova classe de ativos. São moedas totalmente digitais, ou seja, não existem fisicamente, diferente do dinheiro com o qual convivemos diariamente.
Além disso, ela é descentralizada. Portanto, não é emitida nem gerenciada por nenhum governo, como é o caso do real ou do dólar.
As transações e operações são realizadas por meio de determinadas plataformas digitais de câmbio. Você pode usá-las como:
- investimento, para diversificar sua carteira e preservar seu poder de compra;
- meio de troca, para facilitar transações comerciais;
- unidade de conta, quando os produtos são precificados em criptomoeda.
O que são bitcoins?
O Bitcoin (BTC) é a criptomoeda mais conhecida do mundo e foi o primeiro sistema de pagamento global totalmente descentralizado. Ele foi criado com o objetivo de substituir o dinheiro em papel e eliminar a necessidade de intermediação por instituições financeiras.
Benefícios de investir em criptomoedas
#1 Alto potencial de valorização
Grandes ajustes de preços não são raros com moedas digitais. Por isso, você pode se beneficiar com o alto potencial de valorização e aumentar sua lucratividade.
Geralmente, isso ocorre porque as criptomoedas estão ganhando cada vez mais visibilidade, o que atrai mais usuários e sobrevaloriza o ativo.
#2 Transferência feita com facilidade e rapidez
As transferências são rápidas e levam cerca de dez minutos, que é o tempo necessário para validação da transação.
Além disso, são práticas, feitas totalmente online e não exigem nenhum intermediário ou intervenção de bancos. Esse fator também é interessante pois não há cobrança de taxas.
#3 Privacidade e segurança
Para garantir a privacidade e a segurança, é usado o Blockchain, um sistema tecnológico que não é controlado por pessoas, nem instituições financeiras.
Esse software é instalado na rede de computadores e qualquer transação é controlada por milhões de computadores. Isso impede falsificações e violações! Portanto, você poderá proteger seu dinheiro com cópias de segurança e criptografia.
Além disso, os pagamentos com criptomoedas podem ser realizados sem vincular informações pessoais do usuário à transação. Isso traz ainda mais privacidade!
#4 Acessibilidade
As criptomoedas são mais acessíveis, já que podem ser mineradas de forma totalmente online, de forma anônima, rápida e automatizada.
Porém, devido essa facilidade de compra, é importante ressaltar que compreender o mercado é fundamental antes de aplicar seu dinheiro.
3 criptomoedas em ascensão
Agora que já conhece as vantagens das criptomoedas e como funciona esse mercado, é hora de descobrir quais estão em ascensão e podem ser boas apostas:
#1 NPXS
A NPXS foi criada pela Pundi X e já foi muito utilizada para pagamento na Venezuela. Porém, ainda que não tenha batido seu máximo histórico (que ocorreu em 2018), há fatores que poderão impulsionar seu preço.
Recentemente, a criptomoeda anunciou serviços de staking e de tokens. Essa novidade pode levar a uma tendência de alta.
#2 HOT
Nativa da Holochain, a HOT tem como objetivo ir além da tecnologia blockchain tradicional. Esse é o seu grande diferencial, pois é ainda mais rápida e descentralizada.
Levando em conta esses fatores e o fato que a criptomoeda vem batendo máximas históricas, especialistas afirmam que ela tem um grande potencial de retorno.
#3 BTT
Lançada em 2019 pelo BitTorrent, um dos sistemas de compartilhamento peer-to-peer (P2P) mais usados no mundo.
A moeda teve uma demanda muito alta desde seu lançamento e tem ganhado bastante popularidade, especialmente no TikTok.
A expectativa é que a comunidade mantenha o interesse nessa criptomoeda, o que vai gerar mais valorização.