Não é novidade para ninguém que o Bitcoin cresceu muito, tanto o seu valor quanto a sua popularidade e com isso várias perguntas estão surgindo sobre essa famosa Criptomoeda e uma delas é “Como os Bitcoins são gerados?”
Pensando nisso resolvemos criar um artigo sobre o processo de geração do Bitcoin, para tirar a dúvida de nossos leitores que estão sempre se fazendo essa pergunta.
Mas se você não sabe nem o que é bitcoin, recomendo que leia este artigo → O que é Bitcoin?
Mas, antes de irmos direto ao ponto, você precisa primeiramente entender o que é o Bloco Gênesis.
O que é o Bloco Gênesis?
O bloco Genesis foi o primeiro bloco Bitcoin da história, ele foi criado no dia 3 de Janeiro de 2009 e é identificado pelo valor de 0 (zero) e dele derivam todos os bitcoins.
O Bloco Genesis do Bitcoin possui uma mensagem de texto criada pelos desenvolvedores da Criptomoeda com a seguinte Frase “The Times 03/Jan/2009 Chancellor on brink of second bailout for banks” (Chanceler à beira do segundo resgate aos bancos). Nela deixa claro a indignação dos criadores do Bitcoin em relação aos banqueiros e políticos.
Como os bitcoins são gerados?
Diferente do nosso mundo palpável, os bitcoins não são impressos e sim gerados matematicamente. Computadores são usados para resolver problemas matemáticos, que quando solucionados, criam um novo bloco com informações das várias transações efetuadas num período ligadas a corrente de blocos (block chain) até o bloco Genesis.
Cada bloco possui uma referência do(s) bloco(s) que o antecede diretamente, além de conter uma resposta para um complexo problema matemático. Encontrar a resposta para esses problemas é o que chamamos de “Mining”.
A dificuldade do problema é regulada de acordo com a necessidade de se criar novos Bitcoins na rede baseada nos 2016 blocos anteriores. Resolvendo-se o problema, a resposta é rapidamente espalhada para a rede, que quando confirmada, garante ao endereço que resolveu o problema, uma quantidade X de bitcoins, que é ajustada pela metade de 4 em 4 anos.
Inicialmente foi oferecido 50 bitcoins por bloco resolvido, este valor está sendo reduzido com o tempo. Desde sua criação até Novembro de 2012, foram criados 10,5 milhões de bitcoins, contabilizando metade dos bitcoins que serão gerados até o ano 2140, quando totalizará 21 milhões de unidades, chegando ao seu limite de moedas que estarão disponíveis.
Link para Bloco Gênesis → Clique aqui