Nó: Ou node em inglês, se trata de um ponto de conexão entre computadores em rede que se conectam e processam uma cópia atualizada do registro da blockchain. Esses nós estão espalhados, o que permite com que funcione de forma descentralizada. São fiadores assim como os mineiros, estes fiadores fazem com que a rede funcione corretamente. No Bitcoin os nós são muito importantes, pois ajudam a manter a rede descentralizada.
Nano: É uma criptomoeda descentralizada e de código aberto que utiliza a tecnologia block-lattice para registrar as transações. Essa tecnologia permite que cada conta tenha sua própria blockchain, o que torna as transações mais rápidas e escaláveis do que as criptomoedas baseadas em blockchain tradicionais. Além disso, o Nano não cobra taxas de transação e é considerado uma alternativa mais ecológica às criptomoedas que utilizam mineração de prova de trabalho. A criptomoeda Nano foi lançada em 2015 e desde então tem atraído a atenção de entusiastas de criptomoedas pela sua tecnologia inovadora.
NEO: É uma criptomoeda chinesa que utiliza a tecnologia blockchain para registrar e validar transações, e é conhecida por sua abordagem mais regulamentada e empresarial. Originalmente lançada como AntShares em 2014, a criptomoeda foi renomeada para NEO em 2017 e se autodenomina como “o Ethereum da China”, pois oferece uma plataforma para a criação de aplicativos descentralizados e contratos inteligentes. A criptomoeda NEO é apoiada por uma equipe de desenvolvedores chineses e tem como objetivo se tornar a principal plataforma de blockchain para empresas e instituições financeiras na China e em todo o mundo.
NEM: Uma criptomoeda descentralizada e de código aberto que foi lançada em 2015. Ela utiliza uma tecnologia blockchain personalizada chamada “NEM blockchain”, que foi projetada para ser escalável e segura. A NEM é conhecida por sua plataforma de blockchain empresarial, que permite a criação de aplicativos personalizados e contratos inteligentes para empresas de diversos setores. Além disso, a NEM é conhecida por seu recurso de “Proof of Importance” (PoI), que atribui importância aos usuários com base em sua participação na rede, em vez do poder de processamento computacional, como em outras criptomoedas. A criptomoeda NEM é apoiada por uma comunidade global de desenvolvedores e usuários e tem como objetivo ser uma solução confiável e segura para as necessidades empresariais na era da tecnologia blockchain.
Negocie Coins: Antes sediada em Curitiba, a Negocie Coins era uma Exchange brasileira que iniciou os serviços em 2017, essa empresa conseguiu notoriedade ao ganhar espaço rapidamente no mercado de criptomoedas nacional. Mas a empresa se envolveu em escândalos e golpes, onde estavam manipulando o seu volume de Bitcoin e dando a oportunidade de seus usuário fazerem arbitragem infinita, com isso a empresa não tinha dinheiro para pagar todos seus membros e fecharam, pagando só alguns para tentar limpar a imagem.
NXT: É a primeira criptomoeda que foi completamente feita em Proof-of-Stake (PoS), considerada também uma plataforma blockchain que faz operações descentralizadas como mercado descentralizado, sistema de mensagens, contratos inteligentes, Coinjoin descentralizado, sistema de colored coins- que imita caracterizas do sistema Proof-of-Work (PoW) e utiliza tokens sem muitas características. Seu criador assim como Satoshi Nakamoto a identidade é desconhecida do público em geral e recentemente foi descoberto que ele é também o criador da moeda IOTA.
Nick Szabo: Nick Szabo é um cientista da computação, criptógrafo e escritor conhecido por suas contribuições para a tecnologia blockchain, incluindo a criação do conceito de contratos inteligentes. Ele também é considerado por muitos como o criador do precursor do Bitcoin, o “bit gold”. Além disso, Szabo é conhecido por seus escritos sobre criptografia, direito digital e teoria do dinheiro.
NONCE: Um número inteiro aleatório que é adicionado a um bloco em uma blockchain para que o hash do bloco atenda a um determinado requisito de dificuldade. Ele é usado pelos mineradores para encontrar um novo bloco válido na rede e é adicionado à transação para criar um novo hash que começa com um número específico de zeros. O nonce é ajustado repetidamente até que um hash adequado seja encontrado, o que pode levar muitas tentativas e muita energia computacional.
Glossário das Criptomoedas – Letra N
Leia também: Glossário de Criptomoedas letra – O